Toda paciente é avaliado previamente pelo anestesiologista para análise da melhor indicação do procedimento anestésico a ser adotado para cirurgia.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local, bloqueio anestésico ou anestesia geral, dependendo da extensão da cirurgia e condição clínica do paciente.
Sob os cuidados da nossa equipe, toda paciente passa por um preparo (nutricional, fisioterápico, endocrinológico e vascular) antes da cirurgia, para que ela chegue nas melhores condições para o procedimento.
A cirurgia envolve lipoaspiração poupadora de linfa associada a uma tecnologia que tem por objetivo liberar as células lipomatosas das traves de fibrose, reduzir sangramento, dor e reação inflamatória no pós-operatório, além de promover bioestímulo à produção de colágeno promovendo retração de pele.
Pequenas incisões são feitas na pele para permitir a inserção da fibra do laser e de cânulas de lipoaspiração.
O objetivo da lipoaspiração é a retirada da maior quantidade de tecido doente, limitados a 7% do peso corporal, conforme normativa do Conselho Federal de Medicina.
Graças aos cuidados pré, intra e pós-operatórios, todas as incisões são fechadas garantindo um pós-operatório muito mais seguro e menos doloroso, com a paciente podendo e sendo estimulada a deambular poucas horas após a cirurgia.
Dependendo da área a ser tratada, a paciente pode ser liberada para casa no mesmo dia, isso no caso de tratamento de pequenas áreas. Nos demais casos, a alta hospitalar pode ocorrer de 24 a 48 horas após o término da cirurgia.
É importante seguir as instruções pós-operatórias fornecidas pelo cirurgião, que incluem o uso de roupas de compressão específicas, repouso, alimentação, drenagem linfática e cuidados com as incisões.
Os resultados da lipoaspiração seletiva para o lipedema são perceptíveis logo no pós-operatório imediato, e melhoram gradualmente nas semanas e meses seguintes. A redução da dor, dos hematomas e do desconforto é um dos benefícios esperados, além da melhoria na aparência das áreas tratadas.
É fundamental que as pacientes discutam os riscos, benefícios e expectativas com seu cirurgião plástico antes de optar pelo tratamento cirúrgico para o lipedema.
Nem todos os casos de lipedema têm indicação de serem tratados com esse procedimento, e a abordagem cirúrgica deve ser individualizada para cada paciente.
Além disso o acompanhamento médico e um estilo de vida saudável são importantes para manter os resultados a longo prazo. Lembre-se de que estamos falando do tratamento de uma condição crônica e progressiva.