O que é lipedema?

  • Home
  • O que é lipedema?

Lipedema no Mundo

shape
Tire suas dúvidas

O que é o Lipedema?

É uma condição inflamatória, crônica e progressiva, que afeta mulheres em todo mundo, caracterizada por acúmulo desproporcional de gordura em algumas regiões do corpo como pernas, quadril e braços, acompanhadas de sintomas como dores, sensação de peso, inchaço, hematomas frequentes e uma resistência ao emagrecimento, que responde pouco ou nada a dietas ou exercícios.

Existem fatores genéticos estabelecidos e outros gens em estudo, que explicariam o padrão familiar da doença. Existem também situações que podem iniciar ou piorar o lipedema, ligados a mudanças hormonais como puberdade, início de uso de anticoncepcionais, gravidez e menopausa.

- Dores, peso e hematomas frequentes

- Resistência ao emagrecimento nas extremidades

- Nódulos de gordura na coxa ou braços e pele mais fria

- Piora dos sintomas após a puberdade, uso de hormônios, gestação ou menopausa

- Mulheres na família características semelhantes

Não há grandes estudos populacionais, mas, estima-se que essa condição seja muito prevalente e afete aproximadamente 10% da população feminina em todo o mundo, o que totalizaria cerca de 5 milhões de brasileiras. A maioria das afetadas desconhecem a existência desta doença.

#Lipedema #Conscientização #Pesquisa #Tratamento #Saúde

Por que tratar?

O lipedema é uma doença inflamatória e fibrótica do tecido adiposo (gorduroso) e do tecido que o envolve, juntamente com os vasos sanguíneos e linfáticos. Tem evolução crônica e será progressiva, caso não haja intervenção. Além do processo inflamatório local, há também lesão em outros órgãos como ossos, articulações e glândulas endócrinas. Ocorre ainda alterações na marcha e dores que algumas vezes são insuportáveis. Muitas outras doenças podem se associar ao lipedema como síndrome dos ovários policísticos, obesidade, hipotireoidismo, alergias, reumatismo, alergias, endometriose, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares. Todas essas doenças tem mais de um fator, mas, o tratamento do lipedema é importante para minimizar o impacto na saúde dos portadores desses agravos.

Notícias

Lipedema

youtube facebook instagram twitter
Nossos

pacientes

icon
Equipe de

Expecialistas

shape
Consultar um médico especializado

Marque uma consulta

Contato Faça uma ligação