A terapia de compressão é um componente importante do tratamento do lipedema. Consiste no uso de roupas ou dispositivos de compressão, como meias de compressão, bandagens ou roupas de compressão, para exercer pressão externa na área afetada pelo lipedema. O objetivo principal dessa terapia é melhorar a circulação sanguínea e linfática, reduzir o inchaço (edema) e aliviar a dor associada ao lipedema.
A prescrição leva em consideração cada caso: presença ou não de dor e inchaço, atividade laboral da portadora (longos períodos em pé ou sentada), gravidade do lipedema e presença de condições associadas (linfedema, varizes). O fato é que a compressão é um dos pilares do tratamento do lipedema! A terapia vai trazer alívio, proporcionando mais conforto para as portadoras. É importante a avaliação individual para a indicação da melhor terapia de compressão.
A eletroterapia é um campo que utiliza correntes elétricas para estimular tecidos ou nervos com o objetivo de obter efeitos terapêuticos. Ela auxilia o tratamento, levando à redução da dor, diminuição da tensão das traves de fibrose do tecido lipedêmico e melhora da circulação linfática.
O uso de fitas adesivas elásticas, comumente conhecidas como taping ou bandagem neuromuscular, pode ser considerado como parte de uma abordagem terapêutica para o lipedema. Uma técnica que envolve a aplicação de fitas adesivas elásticas sobre a pele de maneira específica para proporcionar suporte, estimular a circulação linfática e aliviar a dor. Essa técnica pode ser aplicada em várias condições, incluindo casos de edema (inchaço) associado a condições como o lipedema.